terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O Pirata das Flores

 



O Pirata das Flores foi o último romance lido no ano que findou, tendo sido também o primeiro contacto com a obra ficcional de Tiago Salazar. O móbil que me alavancou o interesse foi a apresentação do livro em Ponta Delgada, da responsabilidade da florentina Ana Monteiro, e que ocorreu integrada no evento literário «Arquipélago de Escritores». Recordo o entusiasmo com que a apresentadora se referiu ao texto, e, sem dúvida, o modo pertinente como o enquadrou no tempo e no espaço; a forma como deu a conhecer aquelas gentes – que são também as suas gentes –, assim como sublinho a exatidão do detalhe histórico, cultural e geográfico que ali foi assinalado.

Trata-se de um romance histórico e de aventura que expõe a viagem do florentino António de Freitas que, desiludido com as aprendizagens e os saberes ministrados no Seminário de Angra e revoltado com o seu «medíocre destino», decide virar o curso da sua vida e embarcar em demanda de apetecíveis tesouros e outras riquezas, entregando-se, pois, ao corso, à pirataria, no fundo, convertendo-se ao crime em busca desse garante financeiro. Tiago Salazar, lisboeta e autor, entre outras, das obras A Escada de Istambul e O Magriço, estrutura o seu último romance em duas partes distintas, ocupando-se a primeira dos antecedentes e de todas as peripécias da viagem, destacando-se as diversas etapas e aventurosos encontros até alcançar os mares do Oriente, e a segunda dedicada à vivência em Macau, onde António de Freitas e o seu fiel companheiro abriram todas as portas e cometeram todos os pecados na busca obstinada de riqueza.

Naturalmente de ficção, a obra em apreço (lavrada num registo leve, mas muito cuidado, especialmente no campo lexical) inspira-se na figura histórica de António de Freitas, um açoriano da ilha das Flores, nascido já nos finais do século XVIII e que, pelas razões já referenciadas, se tornou num famoso pirata que terá feito fortuna com todo o tipo de negócios ilícitos, destacando-se o tráfico de ópio (embora na altura regularizado), as casas de jogo, os bordéis ou a compra de crianças pagãs.

Ao contrário do que seria expectável, António de Freitas permitiu-se regressar a casa, desembarcando na ilha das Flores a salvo com a família e com todos os seus haveres acumulados, decorria o ano de 1846. Talvez buscando expiação, dedicou-se à filantropia e empenhou parte da sua fortuna proporcionando a todos condições de vida mais condignas, destacando-se a construção de uma igreja, pela qual o lugar do Mosteiro viu a sua elevação a freguesia, por decreto de Dona Maria II, no ano de 1850.

Os restos mortais de António de Freitas encontram-se depositados na ilha das Flores, num túmulo sem quaisquer epitáfios visíveis, mas ornado pelo cruzar de duas tíbias encimadas por uma caveira, símbolo inequívoco da pirataria. Neste romance, e com um (grande) esforço por apartar do olhar da consciência a forma como António terá atingido os seus intentos, consegue-se captar o seu espírito: aguerrido e aventureiro, pertinaz e sonhador, afinal, características inerentes a todo o povo açoriano, que, desde há muito, busca na emigração o sustento das suas ânsias.

Tiago Salazar, O Pirata das Flores, Oficina do Livro, novembro de 2021

Sem comentários: