terça-feira, 14 de junho de 2022

NARIZ DE SANTO E OUTROS MOMENTOS



Há autores que, de tão especiais, nos marcam profundamente, seja pela substância, seja pela forma daquilo que partilham. É caso de Tomaz Borba Vieira, cuja obra literária (e não só) tenho acompanhado com redobrado interesse e especial agrado, desde há já muitos anos. Além de virtuoso pintor, Tomaz Borba Vieira manifesta-se também como um escritor talentoso, um exímio contador de histórias e uma pessoa absolutamente admirável! Dito isto, mais do que um gosto, foi uma honra das maiores poder ler e prefaciar a sua mais recente obra Nariz de Santo e Outros Momentos, editado pela Letras Lavadas Edições. Partilho convosco trechos desse prefácio, transcritos na página da editora. https://www.letraslavadas.pt/en/nariz-de-santo-e-outros-momentos/

 “(…) Ao primeiro contacto, notará o leitor alguns dos traços mais enraizados na escrita de Tomaz Borba Vieira, e que se consubstanciam por uma aparente simplicidade de difícil execução, e por uma contínua fluidez, sem grandes derivas à órbita do supérfluo, o que lhe confere um andamento aprazível e capaz de suster a atenção do leitor. Tomaz Borba Vieira é, como percebemos, um contador de histórias, tornando-se praticamente impossível dissociar estas marcas discursivas da figura autoral.

Como em outras obras suas, também em Nariz de Santo e Outros Momentos são narradas, de forma quase singela, múltiplas vivências e outras tantas viagens sentimentais a diferentes épocas e geografias. Com efeito, as balizas temporais definidas pelo autor fazem-nos calcorrear a sua própria memória, resgatando desse passado um tempo vivido intensamente junto da família e amigos mais ou menos próximos. (…)

Desta vez, apresenta-nos quinze narrativas muito bem cuidadas, repletas de apontamentos históricos, psicológicos e sociais vistos e filtrados a partir da sua cosmovisão, conferida por toda uma vida repartida por diversas geografias mundiais, sem, todavia, renegar a sua conceção primeira de freguês de uma simples povoação, onde, invariavelmente, buscava o retemperar de forças, o reajustar de emoções e até a inspiração. São-nos oferecidos pequenos relances de outros tantos rasgos temporais, onde nos é possível vislumbrar a riqueza das relações familiares, dos hábitos sociais e quotidianos, onde podemos observar as relações de amizade entre  pessoas muito simples ou outras de maior relevo histórico-cultural, onde poderemos apreciar a comicidade fina que perpassa toda a obra e onde poderemos ainda encontrar a centelha que motiva Tomaz Borba Vieira e que se alarga num espectro desde a Pintura à Biologia, da Náutica à Religião, da História à Geografia, entre tantas outras.

Não que necessária fosse mais alguma confirmação, mas este Nariz de Santo e Outros Momentos vem atestar a maturidade e a robustez literária que Tomaz Borba Vieira já alcançou no seio das letras açorianas; vem confirmar, em definitivo, o seu lugar junto dos nomes maiores da literatura de raiz açoriana.” 

 📷 Letras Lavadas Edições

Tomaz Borba Vieira, Nariz de Santo e Outros Momentos, Letras Lavadas Edições, 2022

Sem comentários: