terça-feira, 29 de agosto de 2023

A NOSSA PRIMEIRA ESTRELÍCIA


 A NOSSA PRIMEIRA ESTRELÍCIA 


Desde tenra idade, sempre me encantaram as flores, fossem as mais simples e campestres, crescidas por entre eucaliptos, pinheiros ou giestas-bravas, na bouça atrás da casa da minha avó materna, fossem as outras, aquelas mais caras, chiques, compradas na florista, que a minha avó ou mesmo a minha mãe acolhiam com todo o esmero em vasos bonitos, antigos e de faiança cobiçosa.

É certo que um rapazote de oito ou dez anos não confessava esse gosto ante os outros, não fosse o capricho chegar aos ouvidos do grupo de amigos e, aí sim, estaria o caldo bem entornado: “Olha aquele gosta de flores”. Todos sabemos como em determinadas idades somos capazes de valentes crueldades, não vale a pena escamotear muito mais o assunto.

Todavia, por essa altura, havia uma flor que me encantava em particular: linda, exuberante, desigual de todas as outras que conhecia até então, com as suas cores fortes e formato inusitado: era a estrelícia ou como também é conhecida a ave-do-paraíso.

Tomei conhecimento da sua existência, porque, anualmente, e até há pouco tempo, um casal pacense, há muito radicado na ilha da Madeira, ofertava caixas e caixas de estrelícias com a finalidade de alindar a Igreja Matriz de Paços de Ferreira, para a celebração do Natal (segundo me garante a minha mãe, já que tinha memória de que fosse por altura Pascal). 

Para nós, miúdos (e graúdos também) aquilo era um motivo de grande orgulho, ver o velho templo todo engalanado, vaidoso por envergar aquelas cores alegres, vistosas, capazes de suster a atenção de todos e de quantos nos visitassem. Fruto do labor das senhoras responsáveis pelo adorno da igreja, era realmente notável o resultado final, e tudo em honra de Cristo, celebrando o seu nascimento.

Quando há vinte anos me mudei para São Miguel, fiquei admirado ao perceber que as estrelícias de que tanto gostava cresciam em rotundas e valetas por cimentar. Um mar laranja, azul e verde invadia-me constantemente o olhar. 

Na primeira oportunidade, e porque também o pequenino Filipe lhes acha graça, plantei uns pés no nosso jardim, num recanto previamente escolhido e preparado para as receber, mas durante dois ou três anos, não aconteceu nada, e a desilusão foi-se apoderando.

Até hoje, porque hoje floriu a nossa primeira estrelícia, e, embora pequenina e escanzeladinha, é a mais bonita que alguma vez vi! É a nossa primeira estrelícia, aquela que me carregou até à minha juventude e me trouxe de volta (passe o pleonasmo)o brilho do olhar que, há trinta anos, pousava naquelas que adornavam a Matriz de Paços de Ferreira. 

Agora, outras se preparam para florir, sendo que aquele será, com certeza, o recanto mais bonito do nosso jardim!

Sem comentários: