quinta-feira, 9 de março de 2017

A Propósito da Promoção de Autores Açorianos - (re)conhecendo Daniel de Sá

.::Espaço Daniel de Sá - Biblioteca Daniel de Sá, Ribeira Grande::.
Independentemente do que se possa sentir pela Literatura produzida nos Açores, pelos autores açorianos ou, até, pelo Plano Regional de Leitura, assim como pelo seu estado de aproveitamento prático ou comercial na Região Autónoma dos Açores, permitir-me-ei rememorar que, felizmente, os escritores açorianos continuam a ser muito bem tratados pelos professores de Português das nossas escolas. 
Embora presuma que o oposto também possa ocorrer, acredito que, na grande maioria das escolas, e porque assim o merecem, estas figuras maiores da Literatura portuguesa são muito acarinhadas, quer por alunos, quer pela generalidade do pessoal docente. 
Alicerçando a minha concepção a partir de uma realidade que conheço e da qual faço parte integrante há já alguns anos – mesmo sendo de origens continentais – sei que são colocadas em prática diversas atividades específicas de promoção da Literatura produzida pelos nossos autores açorianos. A cada ano letivo são trabalhados muitos nomes, seja a nível biobibliográfico, seja a partir da sua própria produção textual, no apoio ao desenvolvimento de competências fundamentais. 
Sob a orientação dos professores de Português, algumas destas atividades são realizadas pelos alunos, em estreita colaboração com os próprios escritores ou familiares destes. Outras são levadas a efeito com a cooperação de Bibliotecas e outras entidades exteriores à escola, sempre tão prestáveis no momento do desenvolvimento da literacia dos nossos alunos. Refiram-se, também, os sempre enriquecedores encontros de alunos com autores, onde se incendeiam de curiosidade auditórios a abarrotar. Não menos importantes são as atividades desenvolvidas no interior das salas de aula, onde o professor de Português coloca em prática a silenciosa responsabilidade de difundir junto dos mais jovens aqueles “textos açorianos” de reconhecida qualidade literária.
Este ciclo letivo, Antero de Quental, Vasco Pereira da Costa, Madalena San-Bento, Joel Neto e, reiteradamente, Daniel de Sá, entre outros, foram já nomes incluídos no universo literário dos alunos da minha escola e, poder-se-á lembrar que «a procissão ainda vai no adro», pelo que, ler autores açorianos está, mesmo, na moda!
A todos, boas leituras…
Telmo R. Nunes

domingo, 5 de março de 2017

Pelo Reino Maravilhoso das Sete Cidades

Hoje foi dia de subir o Vulcão, vencer a densa bruma e descer ao Reino Maravilhoso das Sete Cidades.
.::A Lagoa das Sete Cidades refém da densa bruma::.


.::Detalhe na Quinta da Queiró::.


(Fotografias a partir da câmara de telemóvel)