sábado, 26 de outubro de 2013

Zonas Húmidas



Férias são férias… 
Com este pensamento em mente e porque tive um ano escolar deveras trabalhoso, decidi estas férias não ler qualquer título que considerasse mais cerebral. Fiz questão de optar pela chamada Literatura Light (mania esta que temos de catalogar tudo e todos… mas isso daria outro post, logo não me interessa agora). Assim, e lendo as sugestões semanais da Visão deparei com uma crítica algo peculiar… Ora, parafraseando um jornal da especialidade, escrevia a revista que muitos dos leitores menos avisados não conseguiram ultrapassar o primeiro capítulo do dito livro, e que outros se tinham literalmente vomitado, dado o grau de realismo das descrições apresentadas.
            Prendeu-me a atenção. Continuei e descobri que se trata do livro mais vendido de sempre da Alemanha, que havia sido escrito pela apresentadora de televisão radicada naquele país, a inglesa Charlotte Roche, e que fora já traduzido em mais de 30 línguas. Um milhão e meio de exemplares espalhados por esse mundo. Com todos estes predicados, o próximo exemplar deveria ser meu! E foi mesmo.
            Os temas abordados na obra são contados em primeira pessoa, são muito dispersos mas todos relacionados com as vivências e com as excentricidades de uma jovem (Helen Memel) que se debate com muitos confrontos sociológicos que nos levam a questionar ao longo de todo o texto sobre muitos dos “padrões e tabus” da sexualidade feminina.
            Zonas Húmidas é um relato sexual feito de forma franca e despido de qualquer preconceito. Aqui não há rodeios, eufemismos nem metáforas quando se fala de hábitos ou experiências de cariz sexual e não só. Também a higiene corporal é assumida de forma, no mínimo, pouco ortodoxa por esta jovem de 18 anos. Ela que assume, por exemplo, usar diariamente os seus próprios fluidos corporais para se perfumar!
            É um livro chocante, com uma linguagem que considero por muitas vezes brejeira, e daí compreenda a razão porque alguns livreiros optam por selar o livro não o deixando dessa forma à vista de olhos mais infantis.
            «Desde que me conheço que tenho hemorróidas», assim se inicia este que é só maior best-seller em língua alemã!

                                                                                                                                                 agosto.09

Sem comentários: